“Nesse filme eu vou investigar os caminhos que meu tio percorreu até ser aceito, não só como ator, mas também como diretor, criador, questionador e centro das atenções.” (Vantoen Pereira Jr)
O foco desse longa metragem não será apenas na importância do seu trabalho artístico, mas também da sua participação política e ativista de um artista preto, que recusava fazer papéis subalternos ou se submeter às regras sociais ou padrões estéticos de sua época. Apresentará um lado sombrio da sua passagem pelas drogas, o exílio forçado e a perseguição política.
O pano de fundo da narrativa será a análise dos impactos de movimentos históricos do Brasil, tais como: Ditadura Militar, Bossa Nova e Cinema Novo em sua carreira e na sua vida pessoal. Tudo isso entrelaçado com a sua historia familiar, a de uma família preta criada na zona sul da Cidade do Rio de Janeiro.
Como fontes, serão utilizado o vasto material dos acervos familiares e dos arquivos do Centro AfroCarioca Zózimo Bulbul, parceira do projeto e um dos principais formadores de jovens profissionais negros do cinema no Brasil.